Total de visualizações de página

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Desigualdade no país cai mais rápido do que no periodo pré-crise

A desigualdade de renda no Brasil está caindo este ano num ritmo mais acelerado do que no período do boom que antecedeu a crise de 2008/2009. A renda média também cresce mais forte do que antes da crise.
O índice de Gini, que mede a desigualdade, e, quanto mais perto de 1, mais desigual, está caindo 1,8% de janeiro a julho deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. No período pré-crise (de dezembro de 2002 a dezembro de 2008), o índice de Gini caiu 1,6%.
Já a renda média cresceu nos primeiros sete meses deste ano 4,2% em comparação ao mesmo período de 2009. Antes da crise (de dezembro de 2002 a dezembro de 2008), a renda média cresceu 3,8%.
Esses dados serão divulgados hoje  no lançamento pela internet para o público externo da pesquisa “ A Nova Classe Média: O Lado Brilhante dos Pobres (The Bright Side of the Poor)” coordenada pelo professor Marcelo Neri, do Centro de Políticas Sociais (CPS/FGV).
O lançamento será em inglês e tem algumas atualizações em relação à pesquisa divulgada há pouco mais de uma semana. A entrevista coletiva que marca o lançamento da pesquisa será transmitida em vídeo ao vivo pela internet através do site www.fgv.br/cps/ncm
A pesquisa  inclui os dados da PNAD 2009 e da PME (pesquisa mensal de emprego) até julho de 2010.
Segundo Marcelo Neri, o que mais chama a atenção, a seu ver, na pesquisa, é o fato de a desigualdade de renda continuar em queda neste ano, depois da chamada década da redução da desigualdade (os anos 2000).
Para ele, esses números são uma surpresa, já que muitos  imaginavam que a desigualdade iria parar de cair, a partir de agora.

Fonte: ig blog de guilherme barros





Nenhum comentário:

Postar um comentário