Total de visualizações de página

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Como manter o controle dos gastos? Planejar é o segredo

Controlar pequenos gastos é tarefa frequentemente esquecida por grande parte dos consumidores brasileiros. Falta de planejamento, uso descontrolado de cartões e ausência de metas são os principais motivos apontados por especialistas para o descontrole das contas e o aumento do endividamento no País.

“Ter disciplina financeira é muito importante. Anotar os gastos e estabelecer limites para o consumo facilita no controle das finanças e pode evitar preocupações futuras”, afirma Ângela Menezes, professora de finanças do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), uma escola de nível superior de negócios e economia.
Segundo pesquisa realizada pela Visa, administradora de cartão de crédito,  A falta de metas e planejamento pode ser agravada com o uso de cartões. A empresa, que elaborou o estudo, diz que 67% dos brasileiros acreditam que cartão de débito é uma maneira fácil para controlar as despesas.
Mas o uso do cartão débito é um assunto controvertido. “Isso depende muito do tipo de consumidor. Se ele tiver um perfil regido pelo impulso de compra, o cartão será um perigo já que o usará sem controle”, diz Myriam Lund, professora de finanças da Fundação Getúlio Vargas (FGV). “Aprender como gerenciar os gastos será algo lento no Brasil, já que não tivemos um processo de educação financeira ao longo de anos”.
Para construir um plano adequado de controle orçamentário deve-se ter disciplina e atenção. Segundo Myriam, o consumidor precisa identificar qual é o seu perfil: emotivo ou planejador. Caso não tenha controle de suas despesas, é recomendável que anote todos os gastos e faça planilhas para identificar os excessos. “Além disso, a melhor forma de se organizar é criar objetivos a curto, médio e longo prazo. Deste modo, será possível saber exatamente quanto é necessário guardar para atingir as metas estabelecidas”, ensina.

Guardar comprovantes e anotar as despesas ajudam a identificar os pequenos gastos, mas caso o limite do mês seja ultrapassado, o cartão de crédito pode ser um importante aliado. “Quem tem um orçamento reduzido precisa ter controle e economizar. Caso utilize cartão de débito e não anote os gastos, correrá o risco de entrar no cheque especial”, afirma Ângela. “Se as operações foram realizadas no crédito é preciso ficar atento com os juros altos e a data de pagamento”.

Um mercado em crescimento
A confiança dos brasileiros no uso dos cartões é identificada pelo aumento das transações com pagamento no débito. A Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços (Abecs) revelou que as transações atingiram 220,9 milhões em junho de 2010 - um aumento de 18% comparado ao mesmo período no ano passado.
Somente na bandeira Visa Electron houve um crescimento do volume das operações de 23% no trimestre finalizado em março deste ano. “Há um grande potencial para o mercado de cartões. A cultura do brasileiro está mudando e as vantagens no pagamento eletrônico – como segurança e praticidade - sendo valorizadas”, diz Sabrina Sciama, gerente de relações corporativas da Visa Brasil.

Fonte: ig

Nenhum comentário:

Postar um comentário